Casa da Palavra



A Casa da Palavra é um espaço dedicado à cultural literária. O seu trabalho é voltado aos amantes da literatura, filosofia, artistas e estudantes.

Ela abriga em seu espaço a Escola Livre de Literatura, que se destina exclusivamente à difusão da Literatura, e à formação de novos leitores e escritores.

Este espaço é um equipamento da Secretaria de Cultura de Santo André.

Local: Praça do Carmo, 171, Centro – Santo André, SP.
Contato: 4992-7218


segunda-feira

Escola Livre de Literatura

Escola Livre de Literatura

Escola Livre de Literatura é o macro-projeto que propõe formar novos escritores, discutir os limites da formação artística, aprimorar a sensibilidade poética, desenvolver a cultura literária e o letramento. Qual é o tipo de formação possível que uma instituição cultural poderia oferecer para a pessoa que deseja escrever? Segundo o entendimento deste projeto, todo escritor só escreve por necessidade, escreve porque precisa dizer alguma coisa de maneira que se ele não o faz, sofre. Escrever é “pathos”, é acometimento, como uma paixão, não se pode ensinar quais são suas paixões, o que se pode fazer é despertar as paixões, instigá-las, provocá-las, de modo que algo dentro do candidato a escritor desperte e passe a incomodá-lo. É absolutamente ineficaz formar um roteiro de estudos que prometa ao término a “formação do escritor”. Esta formação deve ocorrer na decorrência de muitos anos de dedicação e paixão literária. Nosso objetivo, portanto, como espaço cultural, é possibilitar esse contágio, intensificar a sensibilidade, valorizar a livre expressão, a criatividade, e a interdisciplinaridade. Para isso, a ELL conta com uma variedade de cursos que fornecem abordagens e experiências diversas com a literatura. Segundo a concepção do projeto, a formação de um escritor passa por um caminho particular, livre e heterodoxo, de forma que o aluno da ELL possa obedecer a seu próprio tempo, estabelecer suas próprias prioridades, e construir seu próprio repertório. Com esse pensamento o projeto oferece um total 12 cursos literários ao longo do ano, sendo a programação dividida em 4 bimestres, iniciando 3 novos cursos em cada bimestre.

Panaceia Literária

Com Rosana Banharoli e Vanessa Molnar
Duração: de 14/03 a 25/04
Horário: das 19h às 21h
É um projeto que promove a leitura e reflexão de textos literários e a discussão de temáticas artísticas, históricas e filosóficas a partir de diversos materiais de referência: livros, artigos, documentários, imagens, etc. O projeto será mediado pelas escritoras, Rosana Banharoli ou Vanessa Molnar, sendo a primeira mais voltada à poesia e a segunda à prosa. O projeto tem por objetivo propiciar reflexão a respeito da criação literária através de leitura direcionada e discussão de textos teóricos fundamentais da literatura. Essa reflexão visa ao aumento da capacidade de interpretação desses textos e, a partir disso, o incentivo à criação individual na forma de atividades propostas durante a oficina. Outro objetivo da oficina é contrapor a produção de textos literários recentes, com alguns textos clássicos, o que propiciará uma reflexão crítica sobre as permanências e os desdobramentos dos valores literários.

Introdução Literária

Com Flávio Mello
Duração: de 13/03 a 24/04
Horário: das 19h às 21h
O curso tem como objetivo expor ao aluno variedades de textos e linguagens literárias, analisando os focos narrativos, líricos e criativos de diferentes autores, fazendo um panorama básico sobre o processo criativo. O curso aborda: análise de diferentes tipos de textos, imagens e vídeos, temas recorrentes em diferentes abordagens artísticas, o Romance e a Novela, os primeiros romances e romancistas, o romance moderno, a importância do conto, conto e fotografia, o conto moderno, a linguagem jornalística, crônica e poesia, o “cronto”, a linguagem inovadora, o “cronto” moderno.


Oficina Leitores de Mundo

Com Edson Bueno de Camargo
Duração: de 15/03 a 26/04
Horário: das 19h às 21h
Consiste na criação de oficinas em que se exercita o ato da leitura em sua concepção mais ampla: além do mundo das palavras, mas, também na leitura do mundo dos signos e significados, dos objetos, dos gestos humanos, do comportamento dos animais e fenômenos climatológicos e toda a gama de possibilidades existentes, onde os participantes, através da orientação do oficineiro, farão a leitura de textos selecionados e do ambiente da biblioteca, além de serem instigados a fazerem a leitura do mundo a partir de uma perspectiva diferente.
Dentre as atividades a se proporem estão:
A leitura dirigida de textos selecionados, do ambiente da biblioteca e de seu trajeto até o local da oficina, com posterior discussão e avaliação pelo grupo;
Situação em caráter histórico e literário do fenômeno da leitura;
Exercícios de sensibilização visando à percepção de que podemos fazer a leitura de nosso meio ambiente através dos signos aparentemente ocultos e que não são necessariamente formados por palavras;
A elaboração de um livro de bordo ou caderno de viagens, sem uma necessária obrigatoriedade, onde o participante se propõe em anotar os acontecimentos e observações colhidas em seus trajetos, de condução ou a pé pelas ruas da cidade, de colagem de panfletos, recortes e outros materiais coletados;
Estimulação à produção de textos e /ou desenhos, colagens,  poemas e outras experiências sensoriais plásticas ou literárias pessoais ou do grupo;
Discutir a possibilidade de uma poética ou poesia visual a partir das ambiências e descobertas do grupo.

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