Casa da Palavra



A Casa da Palavra é um espaço dedicado à cultural literária. O seu trabalho é voltado aos amantes da literatura, filosofia, artistas e estudantes.

Ela abriga em seu espaço a Escola Livre de Literatura, que se destina exclusivamente à difusão da Literatura, e à formação de novos leitores e escritores.

Este espaço é um equipamento da Secretaria de Cultura de Santo André.

Local: Praça do Carmo, 171, Centro – Santo André, SP.
Contato: 4992-7218


quarta-feira

Revista A Cigarra

A Revista A Cigarra com um outro formato e um canto mais intenso em sua edição de nº 42, celebrando os 25 anos de existência e resistência na sua trajetória poética. Editores: Zhô Bertoline e Jurema Barreto

Preço R$ 8,00 + frete, para envio pelo correio.
(inclusive números anteriores)

Pedidos e informações de aquisição:
● Alpharrabio Livraria Espaço-Cultura - R: Eduardo Monteiro 151 - Jd.Bela Vista – (altura do nº 1000 da Av. Portugal), Santo André -SP,Tel : 44384358, alpharrabio@alpharrabio.com.br
● Livraria & Sebo Alexandria : Rua D. Elisa Flaquer, 218 – Santo André –SPTel; 4437-1789, alexandriasebo@uol.com.br


por Rosana Banharoli





Revista ‘A Cigarra’ comemora 25 anos

Artigo retirado do jornal:
O Diário do Grande ABC, por Melina Dias

Em um país em que 74% da população é considerada analfabeta funcional (dados do Instituto Paulo Montenegro), ou seja, não entende plenamente o que lê, manter qualquer publicação é um ato corajoso. Agora, editar por 25 anos uma revista dedicada exclusivamente à poesia é algo que beira a “guerrilha cultural”.

(...)

A expressão “guerrilheiros culturais” é usada pelo poeta e artista plástico Guto Lacaz no texto que introduz sua colaboração nesta edição especial. Há outros colaboradores veteranos, como Tom Zé, Arnaldo Antunes, Glauco Mattoso e, obrigatoriamente, o mestre Augusto de Campos.

Como de costume, a estes se unem jovens poetas e gente que, além de poesia, faz bastante pela cultura da região, como Fabiano Calixto, Tarso de Melo, Marcelo Montenegro, Beth Brait Alvim, Dalila Teles Veras e Paula Caetano, entre outros. A maioria dos poemas cedidos é inédita. Há ainda desenhos e fotos, na boa composição gráfica de Perkins Moreira. A capa é assinada pelo pintor Ricardo Amadasi.

Guerrilheiros - A professora Jurema Barreto de Souza é editora de A Cigarra desde os tempos do mimeógrafo (simplificando para os mais novos, uma espécie de xerox manual). A ela logo se juntou o poeta Zhô Bertolini, também bastante conhecido na região por manter a bem-sucedida feira de discos de vinil.

A parceria na vida e na poesia rendeu frutos. Eles chegaram a ter centenas de assinantes, mas hoje a revista é distribuída de forma mais espontânea, em encontros como o de hoje, feiras e saraus. A periodicidade é variável. Seu conteúdo ampliado também pode ser acessado pela internet (www.kplus.com.br). Contatos e solicitações podem ser feitos por e-mail (revistaacigarra@gmail.com).



Nenhum comentário: