Casa da Palavra



A Casa da Palavra é um espaço dedicado à cultural literária. O seu trabalho é voltado aos amantes da literatura, filosofia, artistas e estudantes.

Ela abriga em seu espaço a Escola Livre de Literatura, que se destina exclusivamente à difusão da Literatura, e à formação de novos leitores e escritores.

Este espaço é um equipamento da Secretaria de Cultura de Santo André.

Local: Praça do Carmo, 171, Centro – Santo André, SP.
Contato: 4992-7218


quinta-feira


A Casa da Palavra recebeu os adolescentes do Pro-jovem, sob a responsabilidade do CIEDS, uma ong que atua na Secretaria de Inclusão Social, nos dias 23 de agosto e 01 de setembro. A presença dos adolescentes vivifica o equipamento, que busca receber não apenas escritores experientes, mas também visa formar novos, sempre com o intuito de proporcionar uma visão crítica e reflexiva da realidade atual.

Para contribuir com a otimização dessas visitas, tivemos a ilustre presença dos professores Saulo de Oliveira Pena e Cláudia Henrique, ambos graduados em Letras e Pedagogia, que atuaram de forma positiva e responsável com a formação crítica, literária e reflexiva dos participantes.




O professor Saulo de Oliveira Pena trabalhou com História em Quadrinhos, proporcionando ao mesmo tempo um conhecimento teórico e prático sobre a temática. Ao fim oficina tivemos um momento de criação literária, onde cada participante elaborou sua própria HQ. Nossa intenção é fazer, até o fim do ano, uma exposição dos trabalhos confeccionados na Casa da Palavra.



A professora Cláudia Henrique  desenvolveu um tema voltado para Literatura Moderna, fazendo uma releitura de Vinícius de Morais. A oficina contou com a apresentação de vídeos, músicas, sempre com o intuito de obter uma maior sensibilização com relação à arte e à cultura.



Também no dia 01 de setembro (quinta-feira)tivemos a presença do Colégio ETIP, que colocou a Casa da Palavra como parte de seu” roteiro histórico ” pela cidade de Santo André. Os alunos conheceram um pouco da história da casa, suas funções no decorrer dos anos, tiveram acesso a fotos antigas e dos eventos que fazem parte da nossa programação nos dias de hoje. Foi um momento importante, pois  ações como estas deixam viva a memória da cidade.



As escolas e instituições que atuam com adolescentes e jovens estão convidadas a trazê-los para participar do nosso projeto.  Entrem em contato conosco e agende a sua participação. Venham  e tenham a certeza de que esta visita estimula uma verdadeira mudança de mentalidade, como nos diz o professor Saulo: “O intuito deste projeto é estimular a expressão, a criatividade e o convívio social, aperfeiçoando o uso da nossa língua, de forma a enriquecer o repertorio cultural dos participantes.”

Te:4992-7218
Praça do Carmo, 171 – Centro – Santo André/SP       

Nenhum comentário: