Casa da Palavra



A Casa da Palavra é um espaço dedicado à cultural literária. O seu trabalho é voltado aos amantes da literatura, filosofia, artistas e estudantes.

Ela abriga em seu espaço a Escola Livre de Literatura, que se destina exclusivamente à difusão da Literatura, e à formação de novos leitores e escritores.

Este espaço é um equipamento da Secretaria de Cultura de Santo André.

Local: Praça do Carmo, 171, Centro – Santo André, SP.
Contato: 4992-7218


quinta-feira

Retomando as Atividades em 2011

Casa da Palavra

Praça do Carmo, 171, Centro – Santo André

Fone: 4992-7218



A Casa da Palavra retorna com nova programação em 2011. Preparamos uma extensa programação com os cursos literários, palestras e eventos que dão continuidade ao processo de formação cultural que a Prefeitura de Santo André tem realizado neste espaço. Todos os eventos são abertos ao público em geral, e os cursos livres são gratuitos, mas para a participação é necessário inscrição. Nenhuma de nossas atividades requer pagamento dos participantes, e todas elas fornecem certificado de participação ou horas culturais. É indicada a idade mínima de 16 anos para a participação nas palestras e cursos.

Seguem abaixo os eventos programados para o mês de março. Para os cursos é necessária a inscrição pessoalmente, devido ao número reduzido de vagas. Para inscrever-se compareça de segunda a sexta no período entre 10h e 20h, ou aos sábados entre 10h e 16h. Para mais informações, o contato telefônico está à disposição. Esperamos a sua presença!


Lançamento do livro Por Trás das Sombras

          Dia 18 de março (sexta-feira), das 20h às 21h
          Com a autora PATRÍCIA FRANCONERE

A escritora andreense Patrícia Franconere lança seu segundo livro, o romance policial Por Trás das Sombras, pela editora Multifoco, e faz uma noite de autógrafos na Casa da Palavra. O livro conta a história de Cássia Azevedo Kovac, que após ser socorrida de um acidente de trânsito, tem seu cotidiano tomado por uma série de intrigas e ameaças que a levam a situações que fogem completamente ao seu controle. Uma história de suspense e mistério, que aborda temas como a mentira, a inveja e a vaidade, representativa desta nova tendência literária de escritores contemporâneos.

Palestra - O feminino e o sagrado: Mulheres na Jornada do Herói

          Dia 25 de março (sexta-feira), das 19h às 21h
          Com as autoras BEATRIZ DEL PICCHIA e CRISTINA BALIEIRO

De que forma se entrelaçam o feminino, a mitologia e as manifestações do sagrado na vida cotidiana? Partindo dessa pergunta, as autoras entrevistaram 15 mulheres ligadas ao sagrado – uma xamã, uma budista, uma mãe de santo, uma médium e outras diversas – cujas histórias de vida compõem a obra, tomando por base a Jornada do Herói, modelo mitológico descrito por Joseph Campbell. A palestra acompanha o lançamento do livro e sessão de autógrafos.

Recital Interativo "Sal na terra"

poesia e música em homenagem à mulher

          Dia 31 de março (quinta-feira), das 19h30 às 21h
          Com CARLOS LOTTO, ROBERTHA FAURY e WESLEY ROCHA

Uma homenagem ao feminino por meio dos poemas de Rosana Chrispim, Orides Fontela e Hilda Hilst. Entre as várias faces dessas grandes mulheres da literatura brasileira, a voz da mezzo-soprano Robertha Faury – monitora do coral da cidade de São Paulo e solista convidada do coro municipal de Santo André.  Piano de Wesley Rocha e apresentação de Carlos Lotto.
  

Curso - Leitura Literária: reflexões e escrita

          Curso com FLÁVIO MELLO
          Período: de 16 de março a 22 de junho (15 aulas)
          Horário: das 19h às 21h
          Necessário Inscrição (pessoalmente)
          Vagas limitadas: 30 (trinta)

O curso tem como objetivo expor ao aluno variedades de textos e linguagens literárias, analisando os focos narrativos, líricos e criativos de diferentes autores, fazendo um panorama básico sobre o processo criativo. O curso parte da análise de diferentes tipos de textos, imagens e vídeos, e aborda os temas recorrentes em diferentes linguagens artísticas, sob o foco literário. O curso propõe uma aproximação dos diferentes gêneros literários, partindo do romance e da novela, avançando até o conto, a crônica, a poesia e suas variantes mais modernas e experimentais, como o “cronto” – mistura de conto, crônica e linguagem poética. Sempre acompanhado de atividades de criação e apoiado em recursos artísticos diversos, esse curso se apresenta como uma excelente iniciação ao mundo literário.


Curso - Narrativas Breves - e Outras nem Tanto

          Curso com MARCELINO FREIRE
          Dias: 17, 24 e 31 de março, 7 e 14 de abril (5 aulas)
          Horário: das 19h às 21h
          Necessário Inscrição (pessoalmente)
          Vagas limitadas: 20 (vinte)
               
Escrever é cortar palavras, já dizia Carlos Drummond de Andrade, enxugar até a morte, sentenciava o poeta João Cabral de Melo Neto. O norte-americano Ernest Hemingway (autor, entre outros, de O Velho e o Mar) era um escritor (como todo bom escritor deve ser) adepto da síntese. Dizia: Corte todo o resto e fique no essencial.
Pois é esta filosofia e prática que são trabalhadas na oficina Narrativas Breves – e outras nem tanto, ministrada pelo escritor pernambucano MARCELINO FREIRE, autor, entre outros, de Contos Negreiros, vencedor do Prêmio Jabuti 2006 na categoria Melhor Livro de Contos.
Destinada a estudantes, professores e também aspirantes a escritores e poetas, Freire ressalta que a sua oficina (já ministrada em várias capitais e apontada, pela imprensa, como uma das mais prestigiadas do país) é, sobretudo, uma ótima oportunidade de o aluno colocar o seu talento à prova, direcionar melhor o seu projeto literário. “Todo o trabalho é feito, principalmente, em cima dos textos apresentados pelos interessados. Fazemos vários exercícios e discutimos, juntos, o trabalho de cada um”, diz o escritor.
Ele que também organizou, em 2004, a antologia Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século (Ateliê), reunindo mais de cem importantes escritores (como Dalton Trevisan, Lygia Fagundes Telles, Manoel de Barros e Millôr Fernandes) em microcontos inéditos de até 50 letras. “Não importa se você esteja escrevendo um conto ou um romance de mil páginas, tem de trabalhar a concisão, a síntese, dizer mais usando menos. É isso o que vamos discutir/trabalhar na oficina”, explica.
               
MARCELINO FREIRE nasceu em 1967, em Sertânia, PE. Vive em São Paulo desde 1991. É um dos principais nomes (e divulgadores) da nova geração de escritores brasileiros, designada “Geração 90”. Escreveu, entre outros, “Contos Negreiros” (Prêmio Jabuti 2006) e “RASIF - Mar que Arrebenta”, ambos publicados pela Editora Record. Vários de seus contos foram adaptados para teatro e traduzidos para outros países. Em 2004, idealizou e organizou a antologia “Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século” (Ateliê Editorial). É o criador da Balada Literária, evento que, desde 2006, reúne anualmente quase uma centena de escritores, nacionais e internacionais, no bairro paulistano de Vila Madalena.

Nenhum comentário: