Casa da Palavra



A Casa da Palavra é um espaço dedicado à cultural literária. O seu trabalho é voltado aos amantes da literatura, filosofia, artistas e estudantes.

Ela abriga em seu espaço a Escola Livre de Literatura, que se destina exclusivamente à difusão da Literatura, e à formação de novos leitores e escritores.

Este espaço é um equipamento da Secretaria de Cultura de Santo André.

Local: Praça do Carmo, 171, Centro – Santo André, SP.
Contato: 4992-7218


sábado

Laboratório da Escrita 2008

UM CONVITE AO JOGO
.


Atuando desde 2003 na Casa da Palavra, o L. E. (Silvia Cabrera&Marcos Ferraz) traz a temática do grupo francês OULIPO, criado na década de 60 com a produção literária baseada em contraintes (regras e restrições). Tendo como fundador Raymond Queneau, possui em seus quadros autores como Georges Perec, Italo Calvino, Jacques Roubaud.

Em 2008, o L. E. propõe um mergulho na obra "Seis propostas para o próximo milênio" de Italo Calvino, um conjunto de palestras que o autor preparou para um curso de extensão na Universidade de Harvard, em 1985, abordando as seis qualidades que ele considerava desejáveis para a literatura do nosso milênio. Em seguida, um estudo sobre "Regras e Jogos, Acaso e Caos", e por fim, a sua aplicabilidade na criação literária, com base no método oulipiano.O L. E. ocorre quinzenalmente aos sábados, a partir das 15 horas.


Os trabalhos dos participantes e outras discussões complementares encontram-se no fórum: http://laboratoriodaescrita.ning.com/